Sistemas Automotivos
Você deve saber que todo veículo possui diversos componentes que juntos permitem o perfeito funcionamento do mesmo, e provavelmente você já ouviu falar da maioria deles, porem eu busco trazer aqui algumas coisas que possivelmente você não conheça, para complementar seu conhecimento. Cada um tem sua função e finalidade. Neste post eu procuro passar para você cada um deles, para que não fique nenhuma dúvida sobre.
Suspensão
A suspensão é o componente onde é feita a sustentação do carro e ela é quem faz a ligação da carroceria do veículo com o solo, ou seja para ter um bom contato com a superfície é necessário uma suspensão em boas condições.
Existem diversos tipos de suspensão. MacPherson, suspensão dependente, suspensão independente, semi-independente ou eixo de torção e a multilink. Cada uma pode ser é a melhor a depender qual o objetivo do projeto do veículo.
Direção
Você já se perguntou como funciona o direção dos veículos? Pois então… para entender melhor vamos colocar em uma linha do tempo. Primeiro veio o sistema mecânico que não é mais usado nos veículos atuais, mas caso encontre algum carro mais antigo nas ruas é provável que a direção dele seja mecânica. Logo depois veio a direção hidráulica, que foi a primeira versão buscando diminuir os esforços necessários para realizar a manobra dos veículos. Por fim temos a direção elétrica que é a mais comum nos dias de hoje.
Então você deve se perguntar: qual a diferença entre cada uma? A direção mecânica era basicamente uma ligação quase direta das rodas com o volante, ou seja neste sistema é necessário realizar um certo esforço para realizar o giro do volante. O sistema com direção hidráulica conta com o auxilio de uma bomba e fluidos, onde com a ajuda da bomba empurrando o fluido na mesma direção para onde o volante for movimentado. Ela acaba ajudando o motorista na realização da manobra com o volante. Por fim temos a direção elétrica. Nela temos um sistema parecido com a direção mecânica, porem temos a adição de um motor elétrico que vai fazer a mesma função da direção hidráulica, no entanto com menos componentes e funcionando de forma mais inteligente.
Freio
O freio é sem dúvidas um dos componentes mais importantes de um veículo. Tão importante quanto produzir um motor potente e eficiente é projetar um freio que dê conta de parar o veículo no menor tempo e distancia possível.
O principio de funcionamento de um freio lembra as prensas hidráulicas, pois comprimimos um fluido, no caso fluido de freio, onde essa pressão hidráulica pressiona as pastilhas contra os discos para o sistema de freio a disco ou as lonas contra o tambor no sistema de freio a tambor, com isso causando a frenagem do veículo.
Motor
É possível que você já tenha ouvido falar a frase que o motor é o coração do carro, e de fato é, pois é nele que ocorre as reações químicas que permitem o funcionamento do mesmo e de todos os outros componentes que necessitam de seu comportamento.
O funcionamento dos motores são divididos em quatro tempos. Primeiro temos a admissão onde é admitido dentro do motor o oxigênio do ar e o combustível que pode ser a gasolina ou o álcool. Em segundo temos a compressão. Nesse momento o pistão lá dentro do motor sobe e comprime a mistura ar e combustível que foi admitida lá trás. Em terceiro temos a expansão ou explosão. Aqui temos a centelha da vela que gera um calor causando a explosão da mistura que agora está comprimida e essa explosão empurra o pistão que estava lá em cima para baixo. por fim temos o escape que é nada mais nada menos que o pistão subir jogando para o escape os resíduos da queima que ocorreu no tempo anterior. Então o ciclo se repete gerando um movimento rotativo no motor, que é transferido as rodas permitindo que o veículo se movimente.
Transmissão
A transmissão é um sistema de engrenagens que fazem a relação das marchas do veículo. quando temos uma diferença de tamanho entre duas engrenagens encaixadas uma na outra temos uma multiplicação a depender da diferença de dentes de cada engrenagem. Uma analogia fácil de pegar é a marcha nas bicicletas que funciona de forma parecida.
Quando aceleramos um veículo e o mesmo chega a um ponto que não ganha mais velocidade é porque a relação das engrenagens chegou ao seu limite de rotação, logo precisamos passar para a próxima marcha para que entre na relação uma engrenagem com um tamanho diferente que permita, que o veículo alcance uma velocidade maior.
Esse sistema que mencionei logo a cima é a transmissão mecânica, porem temos outros tipos como automática, CVT dentre outras, mas para não ficar algo muito complexo deixei apenas a manual.
Esses são os sistemas automotivos que compõem um veículo. Meu objetivo foi ser o mais claro e simples possível, de forma que todos possam entender a aprender, mas futuramente posso trazer posts de sistemas específicos, para que eu posso me aprofundar mais e trazer ainda mais detalhes.
Não esqueça de conferir os demais conteúdos do site. Temos um conteúdo que vai ser do interesse da pessoa que quer algo mais técnico, para a pessoa que quer apenas aprender sobre seu carro ou para os fanáticos por automobilismo como eu rsrs. Não esqueça de conferir os cursos disponíveis no site. Acredito que vocês iram gostar.
Fiquem na paz e até a próxima 😉
0 comentário